Atualidade O ambiente das Antoninas nas redes sociaisAção Social “Todos por Todos” para ajudar famílias e estimular a economia localCultura e Turismo Casa das Artes quer fazer de Famalicão a Cidade Orizuro Freguesias Vai nascer obra na antiga estamparia de JoaneCâmara Famalicão implementa E-paper para desmaterializar processos urbanísticosEmpreendedorismo e Inovação Baby Box. Startup famalicense quer promover práticas de sono seguras para bebés com conceito novo em PortugalEducação “A mulher fatal” de Camilo Castelo Branco inspira “Heróis improváveis”Mobilidade Intervenção obriga a corte temporário do trânsito no túnel da Avenida Marechal Humberto DelgadoMobilidade Serviços essenciais de autocarros reforçados em FamalicãoEducação Biblioteca Municipal abre segunda-feira com acesso condicionado e limitadoSaúde “Não custa nada, dá vida e sentimo-nos realizados” Segurança e Proteção Civil Proibição temporária para a realização de queimas e queimadasMobilidade Estacionamento tarifado na via pública retoma a 1 de junhoCOVID-19 Feira de Artesanato e Gastronomia canceladaEconomia Feira de Famalicão retoma atividade plena a 3 de junhoEconomia Câmara vai apoiar pequenas empresas no desenvolvimento de projetos de combate à Covid 19Empreendedorismo e Inovação Grupo Tryba investe 50 milhões e cria 201 novos postos de trabalho em FamalicãoJuventude Ymotion com Open Call até outubroCultura e Turismo Crime e Castigo em Camilo Castelo BrancoCOVID-19 Câmara isenta esplanadas de taxas e permite alargamentoCOVID-19 Câmara divulga lista de empresas famalicenses produtoras de materiais de saúdeJuventude Famalicão cria “Linha J” para apoiar e ajudar os jovensEconomia Câmara atribui selo de qualidade a produtores locaisMobilidade Transporte público rodoviário em Famalicão reposto com serviços mínimos
O SEU LUGAR

Visitantes / Experiências Touring Cultural e Paisagístico

Touring Cultural e Paisagístico

Visitar a “Terra de Camilo” e de Bernardino Machado, é encontrar-se com cultura, património, inovação, gastronomia e lazer numa conjuntura harmoniosa que a torna um destino turístico memorável.

Desde a Casa-Museu do escritor Camilo Castelo Branco, até ao Museu da Indústria Têxtil, passando pelo Museu Nacional Ferroviário, pelo Centro Português de Surrealismo, entre muitos outros, poderá também encontrar comércio tradicional, zonas verdes e marcos miliários, bem como encontrar-se com a inovação, o talento e com a arte urbana.

A Casa das Artes tem um programa cultural imperdível.

O património cultural de V. N. Famalicão é um património diversificado e de qualidade. Sendo esta a terra de Camilo Castelo Branco, poderá encontrar por aqui as suas memórias, na Casa-Museu e Centro de Estudos Camiliano, bem como todo o conjunto urbano de São Miguel de Seide, com a assinatura do Arquiteto Álvaro Siza Vieira.

O Centro Português do Surrealismo, na Fundação Cupertino de Miranda, oferece-nos uma importante coleção do movimento surrealista, composta essencialmente por obras de artistas portugueses, sendo pois um local de visita obrigatória.

Além das atrações turísticas edificadas, o Parque da Devesa é um local de passagem obrigatório, com uma área de cerca de 27ha, num local que privilegia o contacto com a natureza, lazer, desporto, educação ambiental, entre outros.

O privilégio de contemplar paisagens únicas num local onde predominam os vales e o “Verde Minho” é algo que é possível, em Famalicão, através dos Miradouros existentes em várias freguesias do concelho.