Empreendedorismo e Inovação Baby Box. Startup famalicense quer promover práticas de sono seguras para bebés com conceito novo em PortugalEducação “A mulher fatal” de Camilo Castelo Branco inspira “Heróis improváveis”Mobilidade Intervenção obriga a corte temporário do trânsito no túnel da Avenida Marechal Humberto DelgadoMobilidade Serviços essenciais de autocarros reforçados em FamalicãoEducação Biblioteca Municipal abre segunda-feira com acesso condicionado e limitadoSaúde “Não custa nada, dá vida e sentimo-nos realizados” Segurança e Proteção Civil Proibição temporária para a realização de queimas e queimadasMobilidade Estacionamento tarifado na via pública retoma a 1 de junhoCOVID-19 Feira de Artesanato e Gastronomia canceladaEconomia Feira de Famalicão retoma atividade plena a 3 de junhoEconomia Câmara vai apoiar pequenas empresas no desenvolvimento de projetos de combate à Covid 19Empreendedorismo e Inovação Grupo Tryba investe 50 milhões e cria 201 novos postos de trabalho em FamalicãoJuventude Ymotion com Open Call até outubroCultura e Turismo Crime e Castigo em Camilo Castelo BrancoCOVID-19 Câmara isenta esplanadas de taxas e permite alargamentoCOVID-19 Câmara divulga lista de empresas famalicenses produtoras de materiais de saúdeJuventude Famalicão cria “Linha J” para apoiar e ajudar os jovensEconomia Câmara atribui selo de qualidade a produtores locaisMobilidade Transporte público rodoviário em Famalicão reposto com serviços mínimosSegurança e Proteção Civil Ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção CivilEducação MyMachine nomeado para “Óscar” da EducaçãoCOVID-19 Serviços da Biblioteca começam a funcionar de forma faseada e condicionadaCOVID-19 Câmara oferece tablets a todos os lares do concelhoCOVID-19 Serviços municipais mantêm atendimento digital
O SEU LUGAR

Residentes / Cultura Fundações

Fundação Narciso Ferreira

Avenida Narciso Ferreira, 92
4765-202 Riba de Ave
Vila Nova de Famalicão

T: 252 982 146
E: geral@fnarcisoferreira.org

Os descendentes do grande industrial famalicense Narciso Ferreira (Pedome, 1862 - Riba de Ave, 1933), deram continuidade à vasta obra social deixada por este benemérito, como aliás era seu desejo, e foram mais longe quando, em 1944, se lançaram no projeto de criação de uma Fundação com o seu nome.

No ano seguinte, foi instituída a FUNDAÇÃO NARCISO FERREIRA, como "pessoa coletiva de utilidade pública administrativamente”, e especificamente como "instituto de utilidade local", no âmbito da assistência social, envolvendo algumas freguesias do concelho, junto ao rio Ave, local onde Narciso Ferreira implantara as suas unidades fabris.

Hoje, a Fundação prossegue a sua missão como Instituição Pública de Solidariedade Social (IPSS), com sede em Riba de Ave.

A Fundação Narciso Ferreira desenvolveu nas décadas seguintes várias valências na área assistencial - sobretudo em Riba de Ave, Pedome e Oliveira de S. Mateus

Foi dotada de hospital, igreja, escola, GNR, bombeiros, asilo, teatro, creche e cozinha económica. Alguns destes serviços encontravam-se em funcionamento em equipamentos que, ou foram melhorados, ou construídos de raíz. No seu conjunto, este vasto património conferiu à Fundação uma unidade ímpar na obra social criada em prol deste território que hoje perdura.

Depois do encerramento das empresas por motivos conjunturais, a Fundação Narciso Ferreira manteve a sua atividade, prestando  um valioso serviço à população de Riba de Ave e das freguesias adjacentes com apoios de ordem social e na colaboração a projetos culturais e/ou educacionais.

Dos vários projetos executados ao nível do património edificado, salienta-se a manutenção de diversos empreendimentos, bem como a participação nos projetos de reconversão das Escolas Primárias Narciso Ferreira em Pólo da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a recuperação do Mercado, bem como do antigo Posto da GNR, que em 2017 foi totalmente reabilitado para receber uma Escola de Música e sede da bicentenária banda filarmónica de Riba de Ave.

Como projeto de futuro, destaca-se a reabilitação do Teatro Narciso Ferreira, em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão.

Saiba mais sobre a Fundação Narciso Ferreira
Visite o website