Atualidade O ambiente das Antoninas nas redes sociaisCultura e Turismo Casa das Artes quer fazer de Famalicão a Cidade Orizuro Freguesias Vai nascer obra na antiga estamparia de JoaneAção Social “Todos por Todos” para ajudar famílias e estimular a economia localCâmara Famalicão implementa E-paper para desmaterializar processos urbanísticosEducação “A mulher fatal” de Camilo Castelo Branco inspira “Heróis improváveis”Mobilidade Intervenção obriga a corte temporário do trânsito no túnel da Avenida Marechal Humberto DelgadoMobilidade Serviços essenciais de autocarros reforçados em FamalicãoEmpreendedorismo e Inovação Baby Box. Startup famalicense quer promover práticas de sono seguras para bebés com conceito novo em PortugalEducação Biblioteca Municipal abre segunda-feira com acesso condicionado e limitadoSaúde “Não custa nada, dá vida e sentimo-nos realizados” Mobilidade Estacionamento tarifado na via pública retoma a 1 de junhoCOVID-19 Feira de Artesanato e Gastronomia canceladaSegurança e Proteção Civil Proibição temporária para a realização de queimas e queimadasEconomia Feira de Famalicão retoma atividade plena a 3 de junhoEconomia Câmara vai apoiar pequenas empresas no desenvolvimento de projetos de combate à Covid 19Empreendedorismo e Inovação Grupo Tryba investe 50 milhões e cria 201 novos postos de trabalho em FamalicãoJuventude Ymotion com Open Call até outubroCultura e Turismo Crime e Castigo em Camilo Castelo BrancoCOVID-19 Câmara divulga lista de empresas famalicenses produtoras de materiais de saúdeCOVID-19 Câmara isenta esplanadas de taxas e permite alargamentoJuventude Famalicão cria “Linha J” para apoiar e ajudar os jovensEconomia Câmara atribui selo de qualidade a produtores locaisMobilidade Transporte público rodoviário em Famalicão reposto com serviços mínimos
O SEU LUGAR

Residentes / Cultura Rede de Museus

Museu do Automóvel

Parque Lago Discount

Lote 48 B
Senhor dos Perdões
4760-673 Ribeirão

T: 252 314 045
E: museudoautomovelfamalicao@gmail.com

Horário
segunda a sexta: 10h00–12h30 e 14h30–17h30
Encerrado às segundas, domingos, feriados e mês de agosto

Medidas preventivas COVID-19
Desde 1 de junho, aberto ao público nos horários
de segunda-feira das 14h30 às 17h30


Bilhete Unitário - € 2,50
Bilhete Família - € 7,50
Crianças até 12 anos - gratuito

A criação em 1993 do Clube Automóvel Antigo e Clássico revelou-se decisiva na concretização, duas décadas depois, do Museu do Automóvel de V.N. de Famalicão. Ao congregar várias centenas de pequenos colecionadores de automóveis antigos potenciou, aos olhos de todos, o valor e a importância do património cultural reunido pelos seus associados.

Aumentou-se a escala e recuperou-se uma ideia antiga, há muito enraizada, na sociedade famalicense, pela paixão e pelo colecionismo dos automóveis.

Se a ideia do museu estava inscrita nos objetivos iniciais do Clube, a sua materialização ficou assinalada por avanços e recuos, pautados por iniciativas que foram vincando que o caminho era viável e merecia o apoio e carinho da população.

Neste percurso destacam-se, além de alguns desfiles históricos, duas grandes exposições, organizadas em 1997, em colaboração com a câmara municipal de V.N. de Famalicão e em 2005, tendo como parceiros o Rotary Club de Famalicão e o Lago Discont, que foram visitadas, respetivamente, por dez mil e cem mil pessoas.

A última etapa, que agora termina, foi concretizada através de uma parceria entre o município de V.N. de Famalicão o Fungere – Fundo de Gestão do Património Imobiliário e o Club Automóvel Antigo e Clássico.
Saiba mais sobre o Museu do Automóvel