Freguesias Construção da nova Junta de Vermoim decorre “a bom ritmo”Economia A Praça já abriu na InternetAtualidade Famalicão celebra 25 de Abril com sessão solene onlineEconomia Famalicão lidera investimento industrial na regiãoDesporto Famalicão sensibiliza para a ética no desportoEducação Câmara avança com obras de remodelação e ampliação na pré-primária de BairroSaúde Paulo Cunha em ciclo de conferências da CESPUAtualidade Comércio da Vila é o novo “centro comercial” de FamalicãoMobilidade Está aberta ao público a Via Ciclo Pedonal entre Famalicão e GondifelosFreguesias Ampliação e modernização do cemitério de Gondifelos honra a memória de quem parteEconomia Temos Praça!Câmara Reunião Municipal de 04/03 com transmissão em diretoCâmara Município promove webinnar sobre utilização do novo balcão de atendimento digitalCultura e Turismo Famalicão chama jovens músicos para estágio em orquestraMobilidade Câmara e ACP promovem ciclo de formação sobre educação e segurança rodoviáriaMobilidade Reativada a utilização do Passe Sénior FelizAtualidade Câmara de Famalicão abre candidaturas aos Selos Visão’25Câmara Apoios para fixar jovens e premiar bombeiros voluntários Cultura e Turismo O “Discurso Silencioso” de Jorge Pinheiro na Ala da FrenteDesporto Famalicão lança plano para a retoma da atividade físicaCOVID-19 Centro de Vacinação Covid 19 de Famalicão já vacinou mais de 14 mil pessoasEducação Famalicão conclui processo de remoção de fibrocimento nas escolas do concelhoCâmara Famalicão prevê conclusão do PDM em 2022Cultura e Turismo Candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio decorrem até 31 de maio
O SEU LUGAR

Residentes / Ambiente
Gabinete de Sensibilização Ambiental

Famalicão Sustentável

Contatos

Praça D. Maria II, nº 282
4760 - 111 Vila Nova de Famalicão

Telefone: 252 320 970

O Gabinete de Serviços Ambientais (GSA) , criado a 24 de Outubro de 2013, com o objetivo de traçar um caminho para a sustentabilidade. O desenvolvimento económico e material tem que andar de mãos dadas com a sustentabilidade, o desenvolvimento nunca deverá comprometer o futuro das gerações vindouras. A criação de melhores condições ambientais, a promoção e sensibilização junto à população, pretende-se fazer através do GSA, promovendo práticas ambientalmente sustentáveis, nunca descorando a vertente social e económica. Caberá à sociedade ser ativa e interveniente e com forte responsabilidade social. Só assim, com um trabalho conjunto se poderá falar em “Famalicão Sustentável”. O GSA trabalha com e para os cidadãos Famalicenses, para uma proteção, melhoria e conservação do meio ambiente.


Projetos

25 000 árvores para 2025

O Projeto 25 000 árvores para 2025 tem como missão sensibilizar a comunidade para a importância das árvores; Promover a (re)florestação do território através da plantação de 25.000 árvores e arbustos, autóctones em áreas urbanas (espaços verdes e arruamentos), em espaços rurais e florestais e em áreas ribeirinhas. Enriquecer a biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, amenizar o aumento global da temperatura, proteger os solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas, são os objetivos primordiais deste projeto.

Os Nossos Rios

O Município de Famalicão anseia devolver aos famalicenses os seus rios de outrora, de imagens bucólicas, cenários de várias histórias, lendas, diversão e até subsistência. Os recursos de água doce são finitos e como tal é preciso preservá-los. O projeto tem duas vertentes distintas mas que convergem para a mesma finalidade: a Requalificação e Reabilitação dos Rios e das margens Ribeirinhas e a Sensibilização e Educação para a preservação dos mesmos, levando à preservação de um dos mais preciosos recursos naturais.Torna-se assim importante o reaparecimento da figura do Guarda-rios no concelho de Famalicão, cabendo a cada um de nós assumir esse papel.

ECOXXI

É um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Eco Escolas

Programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.